segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

30 de Janeiro


Ah! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais...
Casimiro de Abreu

Hoje,dia 30 de Janeiro,é comemorado no BRASIL o DIA DA SAUDADE e o DIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS,aquelas que aparecem nos GIBS e que marcam a infância de milhares de CRIANÇAS no mundo todo.

Oficialmente o personagem YELLOW KID (Menino Amarelo),de Richard Felton Outcaulte é considerado o primeiro personagem de histórias em quadrinhos no formato impresso,com a presença de balões de fala do personagem (que passa a ter voz própia),imagens e uma sequência de acontecimentos.E ele nasceu em 1.895 e até o século XIX houve uma predominância nos Jornais e Revistas de QUADRINHOS em formato de CARICATURAS,CHARGES e TIRAS diárias de HUMOR voltadas para o grande público.

Já no século XX,houve uma DIVERSIFICAÇÃO dos quadrinhos quanto ao segmento e ao público específico.Apareceram histórias relacionadas à FANTASIA, AVENTURA e FICÇÃO CIENTÍFICA.

Na década de 1.930 surgiram os GIBIS:revistas em formato TABLÓIDES destinadas apenas à histórias em quadrinhos.A partir daquele momento,os SUPER-HERÓIS e a popularização dos GIBIS tornaram essa LINGUAGEM um dos mais atraentes e importantes para a CULTURA JOVEM.Surgem personagens como o SUPER-HERÓI,aMULHER MARAVILHA,o HOMEM-ARANHA,o CHARLIE BROWN e etc.

No Japão,o sucesso e mérito dos chamados "MANGÁS":AKIRA,OS CAVALEIROS DO ZODÍACO,DRAGON BALLZ,ASTRO BOY,etc.

No BRASIL,os quadrinhos nasceram no final do século XIX,adotando um estilo de HUMOR SATÍRICO com CHARGES e CARACATURAS.Na virada dos anos 50 para os 60,MAURÍCIO de SOUSA começou a criar uma série de personagens que virariam SUCESSO NACIONAL.
A "TURMA DA MÔNICA" nasceu com FRANJINHA e seu CACHORRINHO BIDÚ,em TIRAS publicadas na "FOLHA DE SÃO PAULO",em 1.959.Nas décadas seguintes,MÔNICA,CEBOLINHA,CASCÃO,MAGALI,CHICO BENTO e toda a turma ganharam seus própios GIBIS.O SUCESSO dos personagens e das histórias fizeram de MAURÍCIO de SOUSA um dos grandes nomes dos quadrinhos INTERNACIONAIS.Em Agosto de 2.008 foi lançada a revista "TURMA DA MÔNICA JOVEM"-versão adolescente da turma em estilo mangá.
Além disso,a TURMA da MÔNICA tem GIBIS e outros produtos licenciados em mais de 40 PAÍSES,com 14 IDIOMAS.

Outro grande sucesso dos QUADRINHOS BRASILEIROS é o CARTUNISTA ZIRALDO criador do FAMOSO PERSONAGEM "MENINO MALUQUINHO" e da "TURMA do PERERÊ".

O formato " TIRA" é adotado no Brasil na década de 1.960,com a Ditadura Militar no poder do Brasil,jornais como "O PASQUIM" travariam uma espécie de "GUERRA FRIA" com o governo,atacando-os em dezenas de CHARGES publicadas nás páginas do periódico.

Alguns dos maiores criadores de quadrinhos do mundo são:
Stan Lee (Homem Aranha,X-Man,Hulk,Demolidor e o Homem de Ferro);
Walt Disney (Mickey Mouse,Pato Donald e Pateta);
Bill Watterson (Calvin & Haroldo);
Bob Kane (Batman);
Charles Schulz (Charlie Brown e Snoop);
Frank Miller (Elektra);
Jerry Siegel e Joe Shuster (Super Homem,em 1.938);
Quino (Mafalda);
E OS BRASILEIROS MAURÍCIO de SOUSA "TURMA da MÔNICA" e ZIRALDO (PAI DO FAMOSO) "MENINO MALUQUINHO".

Que tal ir a banca de Jornal mais próxima e comprar um GIBI novinho para comemorar o DIA de hoje,hein!INTERNAUTAS???!!!
(Postado por TeleListas.net)

CONGRATULAÇÃO AOS BRASILEIROS;
MAURÍCIO de SOUSA e ZIRALDO;
ORGULHO BRASILEIRO !!!

E EM ESPECIAL "SAUDADES DE MEUS PAIS"
Américo(*1.991(MEU ÍDOLO)) e Maria(*2.009 (AMOR/RESPEITO)):
Grata Eternamente pelo BEM MAIOR que me ensinaram/educaram:
O CARÁTER!!! ETERNOS EM MINHA ALMA/CORAÇÃO!

Beijos e Abraços Fraternos,
Fernanda Tomaz







Nenhum comentário:

Postar um comentário