quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dicas para poupar energia

Dicas para poupar energia e ajudar o nosso planeta

ajudar-o-planeta














Reduzir os consumos de energia é algo fundamental para o nosso planeta e para as nossas próprias poupanças. Ao encontrar estratégias eficazes para poupar energia vai conseguir também reduzir a emissão de gases nocivos para o planeta, gases esses que produzimos nas nossas próprias casas, muitas vezes sem sequer nos apercebermos.
Felizmente para nós, existe um variado número de passos simples que podem ajudá-lo nesta tarefa de conseguir poupar energia.

Segue-se uma lista dos mais importantes:

  • Desligue todos os aparelhos electrónicos da tomada – Aparelhos como televisores, computadores e consolas de jogos não consomem apenas energia quando estão em funcionamento. Mesmo em modo “standby” ou simplesmente quando estão ligados à tomada estão a consumir electricidade. Embora o consumo diário seja reduzido, no final do ano vai ter um peso significativo na conta anual. Deixar estes aparelhos sempre ligados pode significar num aumento anual no consumo de energia de cerca de 30 euros, por vezes até mais. Apenas leva alguns segundos a desligá-los, mas no fim do ano vai ver uma poupança significativa.
  • Escolha electrodomésticos com elevada eficiência energética – Quanto mais antigos são os aparelhos que tem em sua casa, também é provável que tenham menor eficiência energética. Se o orçamento o permitir, troque-os por aparelhos novos e mais eficientes. Escolha os que estão cotados como os mais eficientes (A+++)
  • Opte por lâmpadas económicas – Muitas pessoas evitam usar lâmpadas mais económicas, pois estas custam mais que as lâmpadas tradicionais. Contudo, estas devem ser encaradas como um investimento e não como uma despesa extra, uma vez que irá rapidamente ver resultados positivos na sua conta mensal de energia. Por isso, troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo e/ou lâmpadas fluorescentes – estas últimas duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia.
  • Melhore o isolamento da casaO consumo de energia do arrefecimento e aquecimento de uma casa é sempre bastante elevado, pelo que deve ser prioridade encontrar estratégias que lhe permitam poupar neste campo. Certifique-se que todas as janelas e portas de casa estão bem isoladas – cerca de 30% do calor/frio entra em casa pelas janelas, ou seja, também pode sair, o que significa que gastará mais energia a aquecer ou a refrescar a casa.
  • Seja sensato com o consumo de água – Um esquentador ao aquecer a água da sua casa gasta muita energia. Por isso, controlar a pressão nas torneiras e a quantidade de água gasta são boas estratégias para começar a poupar. Certifique-se que não tem nenhuma torneira a pingar, gastando água desnecessariamente.
  • Explore recursos energéticos alternativos – A instalação de um painel solar doméstico é ótimo para aproveitar a energia solar, aquecendo a casa e a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário