domingo, 25 de agosto de 2013

Reflexão...


 
Um samurai,conhecido por todos pela sua nobreza e honestidade,veio visitar um monge Zen em busca de conselhos. 
Entretanto,assim que entrou no templo onde o mestre rezava,sentiu-se inferior, e concluiu que,apesar de toda a sua vida ter lutado por justiça e paz,não tinha sequer chegado perto ao estado de graça do homem que tinha à sua frente.

- Por que razão me estou a sentir tão inferior a si? 
Já enfrentei a morte muitas vezes,defendi os mais fracos,sei que não tenho nada do que me envergonhar. Entretanto,ao vê-lo meditar,senti que a minha vida não tem a menor importância.

- Espere. 
Assim que eu tiver atendido todos os que me procurarem hoje,eu dou-te a resposta.

Durante o resto do dia o samurai ficou sentado no jardim do templo,a olhar para as pessoas que entraram e saíram à procura de conselhos. 
Viu como o monge atendia a todos com a mesma paciência e com o mesmo sorriso luminoso no seu rosto. Mas o seu estado de ânimo ficava cada vez pior,pois tinha nascido para agir,não para esperar. 
De noite,quando todos já tinham partido,ele insistiu:

- Agora podes-me ensinar?

O mestre pediu que entrasse,e conduziu-o até o seu quarto. 
A lua cheia brilhava no céu,e todo o ambiente inspirava uma profunda tranquilidade.

- Estás a ver esta lua,como ela é linda? 
Ela vai cruzar todo o firmamento,e amanhã o sol tornará de novo a brilhar. 
Só que a luz do sol é muito mais forte,e consegue mostrar os detalhes da paisagem que temos à nossa frente: árvores,montanhas,nuvens. 
Tenho contemplado os dois durante anos,e nunca escutei a lua a dizer: por que não tenho o mesmo brilho do sol? 
Será que sou inferior a ele?

- Claro que não - respondeu o samurai. 
- Lua e sol são coisas diferentes,e cada um tem sua própria beleza. 
Não podemos comparar os dois.

- Então,tu sabes a resposta. 
Somos duas pessoas diferentes,cada qual a lutar à sua maneira por aquilo que acredita,e a fazer o possível para tornar este mundo melhor;o resto são apenas aparências.
 
Fraternais Saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário