sábado, 23 de setembro de 2017

Conhecimento e Sabedoria


Conhecimento e Sabedoria

"Assim, a primeira coisa a ser entendida é que o conhecimento e a sabedoria são diferentes.

Conhecimento é informação, sabedoria é entendimento;
O conhecimento é coletado de fora, a sabedoria é um crescimento interior; o conhecimento é tomado de empréstimo, a sabedoria é sua, autenticamente sua; o conhecimento é aprendido, a sabedoria não é aprendida de ninguém.

Você precisa ficar mais alerta, de tal modo que possa perceber mais, sentir mais, ser mais. Sabedoria é ser, conhecimento é apenas um acúmulo periférico.

Uma pessoa de sabedoria entende o mistério da vida e é por isso que Buda permaneceu em silencio sobre a vida; ele não disse uma única palavra sobre ela. (...)

A verdade nunca é conhecida totalmente. Você a sente, você a vive, você tem grandes experiências com ela, grandes visões, grandes mistérios abertos, mas cada mistério o leva a outros mistérios. À medida que cada parte se abre, você percebe que mil e uma portas ainda estão esperando para serem abertas. Cada porta o leva a novas portas, então como você pode expressá-la? (...)

É por isso que na sabedoria você se torna um místico, torna-se uma coisa só com a realidade, perde todas as distinções, as diferenças, as fronteiras, as definições.

Na sabedoria você fica indefinido, tão indefinido quanto a própria realidade."

Osho em Tao, sua História e seus Ensinamentos.

Namastê / Namaskar

Nenhum comentário:

Postar um comentário